Igreja de São Pedro

Anita Mateus
Mestranda em História

Na Pederneira, existiu uma paróquia cujo orago era São Pedro. Existem algumas possibilidades, mas não é possível saber com precisão a sua localização ou se no local da igreja existiu outra dedicada a outro orago.
Tal como a localização, a data da construção é desconhecida para os historiadores. É possível apenas recolher e organizar alguns factos temporais sobre esta desconhecida capela.
Conseguimos saber que, nos inícios do século XIII, este templo já era espaço de culto na região. Era também cemitério medieval, uma vez que muitas pessoas foram sepultadas no adro da igreja de São Pedro. No início, a igreja era independente do Mosteiro de Alcobaça, até que um pároco doou ao mosteiro os territórios pertencentes à mesma. Assim, a partir da metade do século XIII, integrou a rede de capelas que davam assistência religiosa nos Coutos de Alcobaça, sendo considerada a primeira que foi construída na zona. Nos finais do século XIV e inícios do XV, encontramos algumas menções nos manuscritos a esta igreja, o que corresponde às últimas informações, até ao momento, na medievalidade sobre este património religioso. Com este conjunto de informações aqui reunidas e expostas, deixamos uma sugestão de leitura para este verão aos leitores que tenham interesse em saber um pouco mais sobre esta temática. Assim aconselhamos a obra de Carlos Fidalgo: As Igrejas da Pederneira: do séc. XII ao séc. XVII. Uma Análise.

Anita Mateus
Mestranda em História

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found