Vida

Manteiga de Amendoim: sim ou não?

vida 2459_filipeoliveiranutricionista

A manteiga de amendoim tem vindo a estar cada vez mais presente na dieta dos portugueses. Hoje em dia existem muitos adeptos do alimento em questão e nesta crónica poderá perceber se é efetivamente uma boa ou má opção.
Tal como o nome indica, a manteiga é feita através do amendoim. Este é triturado até se obter uma pasta obtendo-se o produto final.
Os principais benefícios prendem-se, essencialmente, com o teor considerável de proteína contribuindo, assim, para a manutenção ou aumento da massa muscular; rico em vitaminas e minerais; rico em fibras promovendo saciedade e controlo de apetite; fonte de gorduras saudáveis que contribui para a saúde cardiovascular; e não apresenta colesterol e gorduras trans.
A manteiga de amendoim deve ser 100%, e de preferência biológica. Devem ser evitadas as versões com sabores ou enriquecidas com outros alimentos, uma vez que poderão apresentar valores superiores de açúcar e/ou de sal. O produto apresenta várias funcionalidades podendo ser adicionado, com moderação, no pão, tostas, iogurte, papas de aveia, panquecas, crepes, waffles, bolos, fruta ou gelado.
Em suma, a manteiga de amendoim apresenta benefícios para a saúde, tendo várias funcionalidades para as suas refeições. Poderá consumir em detrimento dos produtos de origem animal (exemplo a manteiga e margarina), visto apresentar um valor nutricional mais equilibrado. É efetivamente uma boa opção para ter em sua casa.

Outras notícias em Vida