Milagre de Nossa Senhora

José Maria André
Professor do I. S. Técnico

Não é todos os dias que se assiste a um milagre, pelo menos eu não tenho essa experiência, apenas sei de alguns por os ter lido, sem ter falado diretamente com os protagonistas. Mas, desta vez, tudo se passou entre conhecidos, durante a Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa.
Há dois anos e meio, a Jimena, atualmente com 16 anos, perdeu 95% da visão. Na prática, só via manchas de luz.
Apesar dessa limitação, quis vir a Lisboa às Jornadas Mundiais da Juventude e as amigas acompanharam–na numa «novena» pedindo a Nossa Senhora das Neves o milagre, isto é, rezaram por esta intenção durante nove dias. A festa de Nossa Senhora das Neves, no dia 5 de agosto, recorda a dedicação da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, no século IV. O Papa Francisco foi lá mais de uma centena de vezes, antes e depois de cada viagem, também no dia 23 de julho, antes de partir para Portugal, e novamente à chegada, no dia 7, para agradecer. Este ano, no dia 5 de agosto, festa de Nossa Senhora das Neves, Francisco estava em Fátima. Foi esta festa de Nossa Senhora que a Jimena e as amigas escolheram como meta da sua novena.
Mas o melhor é dar a palavra à Jimena, que gravou esta mensagem, que um amigo em comum partilhou comigo:
– «Olá a todos! Estou super afónica! Chamo-me Jimena. Queria agradecer a todos os que me acompanharam nesta novena, porque esta manhã acordei, como tenho acordado há dois anos e meio, com a vista totalmente desfocada, horrível. Fui à missa com as minhas amigas, porque estamos nas JMJ, e a verdade é que na missa eu estava super nervosa. Depois de comungar, sentei-me no banco e desatei a chorar, porque era o último dia da novena e queria ficar curada. Pedi-o por favor a Deus, muitíssimo.
Quando abri os olhos, consegui ver perfeitamente! Foi demais! Temos de agradecer muito o milagre, porque vi perfeitamente o altar, o sacrário, as minhas amigas. Ali estavam elas, dois anos e meio mais velhas de como eu as recordava. Mais tarde, quando me vi ao espelho, também eu estava um pouco mudada.
No final da missa, li a oração da novena, que temos estado a rezar… Ainda leio bastante bem, não desaprendi completamente a leitura, embora leia um pouco devagar. Vai melhorar com a prática. Estou mesmo tão feliz! Muito obrigada a todos por terem rezado tanto! Isto foi uma prova de fé! Vou chamar “Neves” a todas as minhas filhas e o dia 5 de agosto passa a ser o meu novo aniversário, porque Nossa Senhora me deu este presente enorme, que nunca hei de esquecer. Agora o resto da JMJ é para agradecer. Vamos celebrar uma missa, ou uma novena, ou algo para agradecer, porque foi um presente enorme! Obrigada por terem rezado tanto por mim! Um grande beijo!». O jornal espanhol elconfidencialdigital.com conseguiu falar com a mãe: «Telefonou-nos a chorar e com todas as suas amigas como loucas. Não sabemos muito mais de momento. Vão tentar estar com o Papa para lhe contar».

José Maria André
Professor do I. S. Técnico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found