Misericórdia inaugurou lar no Dia do Pai

As rotinas repetem-se, os dias passam iguais e o relógio não para. Mas para Maria Joaquina, Maria Augusta e Gracinda Rodrigues, três lindas senhoras com mais de 70 anos, as horas são agora vividas no novo lar da Santa Casa da Misericórdia do Vimeiro, uma nova valência que foi inaugurada oficialmente, ontem, dia 19 de março.
“São 19 os utentes que fazem parte deste novo espaço, dividido em centro de dia e residência, a sua casa. Um investimento de 800 mil euros, que permitiu a criação de oito postos de trabalho diretos”, adianta Miguel Almeida, provedor da instituição. Segundo o responsável, “o edifício que integra todas as condições, estava inicialmente destinado a ser a sede da Associação de Socorros, que a Misericórdia agregou nos seus serviços, adaptando à instalação do lar esta nova casa”.
Na nova unidade, respeitando o ritmo de cada idoso, os cuidados vão muito além da higiene pessoal ou das refeições do dia-a-dia, cruzando-se afetos, seja pela visita dos parentes, pelo convívio da «família» da instituição, ou pelos encontros geracionais, com os «netos», as crianças do edifício ao lado, onde funciona a creche e o ATL.
Conforme explica a diretora técnica, Fátima Leitão, são várias as valências da instituição: “ATL, com cerca de 40 crianças e prolongamento do jardim de infância em igual número; creche com 35 meninos; apoio domiciliário, com 42 utentes; centro de convívio, com 25; apoio a nove famílias do Banco Alimentar e a três agregados familiares na cantina social, a funcionar em parceria com o Centro Cénico da Cela”.
Um lar, no sentido amplo da palavra, que abriu no dia 19, numa cerimónia seguida de lanche convívio e espetáculo geracional, com a presença de entidades oficiais, de utentes, funcionários, amigos da instituição e todos os que quiseram fazer parte desta data especial. Uma boa forma de assinalar o Dia do Pai!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found