Música e lealdade dos visitantes no Mosteiro de Alcobaça

Tatiana Henriques
Mestranda em Turismo

Há estudos em sítios de Património Mundial que sugerem, como é o caso do Mosteiro de Alcobaça, as experiências resultantes dos estímulos sensoriais podem influenciar diretamente a lealdade dos visitantes, que se expressa na intenção de recomendação positiva pessoal e eventualmente online do sítio patrimonial, bem como na vontade de voltar.
Na minha investigação de mestrado, como referi nos artigos anteriores, tomei como caso de estudo o Mosteiro de Alcobaça e utilizei uma abordagem experimental: com inquérito a 226 visitantes com música ambiente monástica (canto gregoriano reproduzido através do sistema de som da paróquia) na igreja do monumento versus inquérito a outros 234 visitantes em ambiente habitual sem música.
Os visitantes inquiridos reportaram a sua lealdade, com base numa escala de medida utilizada noutros estudos de turismo cultural, incluindo questões sobre intenções de recomendação e revisita ao Mosteiro de Alcobaça.
Os resultados indicam um impacto positivo significativo da presença de música alusiva à história do sítio patrimonial sobre a lealdade dos visitantes, ainda que num grau mais baixo do que o impacto da presença de música sobre a satisfação, a que me referi no meu artigo anterior n’O ALCOA.
Os inquiridos que já tinham visitado antes o mosteiro de Alcobaça tendem, segundo os resultados deste meu estudo, a ter intenção de lealdade mais elevada. Por outro lado, são os estrangeiros que manifestam uma intenção comportamental futura de lealdade mais baixa, o que é compreensível pela menor probabilidade de voltar tendo em conta a distância da sua área de residência. Posto isto, se a visita ao Mosteiro de Alcobaça se reduzir à apreciação do aspeto arquitetónico e à observação sem informação suficiente e estímulos sensoriais que enriqueçam a experiência, torna-se pobre, potencialmente com baixa memorabilidade e significado para os visitantes, o que reduzirá a lealdade comportamental dos visitantes.

Tatiana Henriques
Mestranda em Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found