Nazaré. Projeto de mentoria entre alunos propicia entreajuda a nível académico e social

Catarina Reis
Jornalista

Alunos que dão a mão a outros alunos. Assim se pode descrever o projeto Mentoria Entrepares, da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, do Agrupamento de Escolas da Nazaré.

Foi na tentativa de dar resposta a alunos com poucos hábitos e métodos de estudo e organização, com pouco apoio familiar pós-escolar, mas também com dificuldades de adaptação à escola, nomeadamente na transição de ciclos de ensino, e no relacionamento com os seus colegas, que nasceu o projeto.

Simão Delgado, Jéssica Eusébio, Beatriz Machado e Santiago Neves são alguns dos mentores que apoiam os mais novos em termos académicos e de interação social. Segundo Beatriz Machado, aluna do 11.º ano, mentora social de um aluno do 7.º ano, “temos muitos meninos que, quando chegam, se sentem perdidos, seja pela própria timidez do aluno, ou de algum problema que tenha em casa e que não se consegue integrar propriamente com os outros”. No caso específico do colega mais novo de que é mentora, “sinto que ao longo do tempo começou a ver em mim, uma amiga que não tinha e nestas idades é sempre muito importante conseguirmos ter algum tipo de relação com uma pessoa que nos leve para a frente”. Para Beatriz Machado, para além da satisfação pessoal de ajudar outro colega, também ganha por “conhecer partes de nós que não conhecíamos”, como “a parte boa de nós” que quer transmitir”. É apenas uma hora por semana, mas sabe que na integração escolar e na vida do colega do 7.º isso tem um impacto significativo.

Saiba mais na edição impressa e digital de 29 de dezembro de 2022.

Catarina Reis
Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found