Vida

O dia da rádio

jantar 2014 005site

Para assinalar o Dia Mundial da Rádio, a 13 de fevereiro, ligam-se os microfones de duas telefonias da região: a Rádio Benedita FM, que comemorou 29 anos de existência e a Rádio da Malta do Valado dos Frades, criada em 2013.

Benedita FM há 29 anos no ar
A rádio beneditense começou com a denominação Rádio Clube da Benedita, em 1985. A 11 de fevereiro desse ano realizou-se a primeira emissão de quatro horas. Entretanto, por motivos de instalações, foi necessário suspender as emissões. Passados quinze dias, iniciou-se a construção do edifício onde é hoje a Rádio Benedita FM. Depois do Governo ter silenciado as rádios pirata, as emissões foram retomadas em junho de 1986, passando a ser regulares com emissão diária apenas entre as 20 e as 24h00. ”Nesse mesmo ano foi-nos concedido o alvará já com a denominação Rádio Voz da Benedita”, explica Sandra Fonseca, atual gerente. Na época, da rádio já faziam parte dez carolas. Em 1989, foi concedido o alvará, tendo no final desse ano passado a transmitir 18 horas por dia. (…)

Rádio da Malta do Valado nasceu em 2013 do gosto pela música

radiovaladosite
A Rádio Malta do Valado «nasceu» no ano passado com a designação RMV. Uma rádio amadora online criada por um grupo de jovens da terra, atualmente representada por Hélder Dias, um dos fundadores; Filipe Garcia Miguel, que faz o programa “Marginal”; e Vítor Fragoso, a voz que se ouve do lado de lá.
A paixão pela música e a vontade de criar um meio de comunicação no Valado e ser simultaneamente uma plataforma de ligação, entre as gentes da terra e os seus emigrantes impulsionaram a sua concretização.(…)

(Saiba mais na edição em papel de 20 de fevereiro de 2014)

Outras notícias em Vida