O (gordo) menino vai sempre à baliza

Filipe Oliveira
Nutricionista

A obesidade é uma doença com crescente prevalência no mundo inteiro. Acaba por ser uma doença crónica, e considerada pela Organização Mundial da Saúde uma epidemia do século XXI.

Há diversos estudos em que foi analisado o estado corporal das crianças, estando o excesso de peso e obesidade com percentagens bastante elevadas.

A obesidade resulta de uma acumulação excessiva de gordura que advém do consumo excessivo de calorias face ao valor despendido. Existe, assim, uma ingestão excessiva de alimentos calóricos e/ou défice de prática de atividade física. Neste âmbito surgiu a história do Francisco. Uma história escrita pelo Nutricionista Filipe Oliveira com o título “O (gordo) menino vai sempre à baliza” que descreve a vida de um adolescente que sofrera com o seu estado de obesidade junto dos colegas e da Laurinha. Para além das complicações que o excesso de peso e obesidade acarretam para a saúde, os comentários pejorativos e toda a pressão da sociedade com estas crianças muitas vezes é descontrolada levando, assim, a situações de bullying. Sendo de extrema importância abordar de forma direta e assertiva estes dois flagelos: obesidade e bullying.

Em conclusão, é importante termos uma alimentação equilibrada a nível de calorias e energia, bem como promover um estilo de vida saudável, tal como a história do Francisco que mudou e determinou-se à mudança do seu estilo de vida.

Filipe Oliveira
Nutricionista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found