Existem várias causas que podem levar um cão a urinar e/ou defecar em local impróprio.
A marcação de território é uma delas, sendo mais comum em machos não castrados. A castração deve ser equacionada, pois habitualmente tem resultados positivos na resolução deste problema.
O seu cão pode estar a tentar captar a sua atenção, pois sabe que o irá chamar para o repreender por este comportamento.
Se o cão sofre de ansiedade por separação, com a chegada dos tutores a casa pode ficar demasiado excitado, urinado. Neste caso deve ignorá-lo quando chega a casa e dar-lhe atenção apenas quando estiver mais calmo.
Crie rotinas estabelecendo horários para as refeições e para as idas à rua (idealmente após as refeições).
O medo de castigos, ruídos ou outros estímulos podem conduzir a este comportamento. Evite castigos e proporcione ao cão um local onde se sinta seguro (durante a presença de visitas, trovoadas, fogo de artificio…).
Infeções urinárias, incontinência e distúrbios intestinais podem levar o cão a urinar/defecar em local inadequado. Nestes casos o animal deve ser acompanhado pelo médico veterinário para resolução da patologia.
Em animais idosos as dores na coluna e/ou articulações são fatores que fazem com que o cão não se desloque ao local apropriado para urinar/defecar. O acesso ao local adequado deve ser facilitado evitando-se escadas e distâncias longas.
Sempre que o seu cão fizer as necessidades no local adequando, recompense-o.