Observatório Social retrata estatisticamente a realidade do concelho de Alcobaça

A Câmara Municipal de Alcobaça lançou na terça-feira, dia 26 de abril, o Observatório Social, uma página de Internet que recolhe, trata e divulga toda a informação estatística e oficial disponível sobre o concelho, extraída de fontes como o Instituto Nacional de Estatística (Censos), Instituto do Emprego e Formação Profissional, Instituto da Segurança Social, Carta Social – Gabinete de Estratégia e Planeamento – MSESS e a Rede Social – Concelho de Alcobaça.
O Observatório Social pode ser acedido a partir da página de Internet do Município de Alcobaça ou diretamente através do link – http://redesocialalcobaca.wix.com/observatoriosocial. A informação será periodicamente atualizada em consonância com as fontes oficiais.

Os cerca de 150 indicadores estatísticos apresentados neste microsite encontram-se divididos da seguinte forma:
– Território: Território; Proteção Civil
– Pessoas: Demografia; Educação e formação; Famílias; Comportamentos de Risco o Proteção Social
– Atividade Económica: Emprego; Desemprego; Empresas; Turismo
– Rede Social: IPSS; Juntas de Freguesia; Agrupamentos de Escolas | Escolas Não-Agrupadas

A página contempla ainda uma secção dedicada a Estudos onde atualmente constam os resultados preliminares de trabalho, efetuado pelo Gabinete Municipal de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, que se debruça sobre as crenças associadas à violência conjugal. Em breve serão realizados novos estudos que serão incluídos nesta secção.
Durante a apresentação foram destacados dados concretos que demonstram, por exemplo, uma evolução demográfica positiva do concelho entre 1941 e 2011, uma diminuição do desemprego (registado no Instituto de Emprego e Formação Profissional) entre 2012 e 2015, um saldo positivo (mais de sete milhões de euros) da Balança Comercial do concelho de Alcobaça em dezembro de 2015, ou ainda um saldo positivo entre a constituição e dissolução de empresas no ano transato.
“Esta ferramenta serve dois propósitos essenciais: analisar a evolução entre o passado o presente e, com base nessa análise, projetar estrategicamente o futuro do concelho. Quando se discutem questões como o emprego ou demografia, é importante não cairmos nos chamados mitos urbanos que se foram criando em torno de estas e de outras matérias. O rigor estatístico com que trabalhamos os dados recolhidos permite-nos enquadrar a realidade do concelho de uma forma fidedigna e sustentável, desmistificando ideias pré-concebidas. Não queremos mostrar apenas o lado positivo, queremos apenas mostrar a realidade tal como ela é estudada oficialmente”, explicou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.
O autarca traçou ainda novos objetivos para o Observatório Social: “em 2017 estará disponível informação sobre a atividade da própria Câmara Municipal, na perspetiva de demonstrar e garantir total transparência do trabalho desenvolvido pela autarquia”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found