Foi no início de junho que se ficou a conhecer o resultado do estudo encomendado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), à qual pertencem Alcobaça e Nazaré, que aponta o Bombarral como a melhor localização para a construção do novo Hospital do Oeste.
Lembrando que “a Câmara Municipal de Alcobaça é proprietária de um terreno em Alfeizerão, adquirido com o objetivo de aí se construir o futuro Hospital do Oeste”, Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, avançou a’O ALCOA que independentemente das conclusões do estudo, “esse terreno reúne todas as condições para acolher uma solução hospitalar, seja ela pública ou privada”. O autarca reconhece que “Bombarral representa a centralidade em relação aos grandes polos urbanos do Oeste”, mas que “tudo faremos para manter o excelente relacionamento institucional com o Centro Hospitalar de Leiria que tão bem tem cuidado do nosso Hospital Bernardino Lopes Oliveira”. Instituição que o autarca espera que se mantenha ativa “com o máximo de valências e serviços possíveis”, acrescentando ser também defensor “do modelo atual de ligação com Caldas para os munícipes do sul e com Leiria para os munícipes do norte”.
O assunto foi também levado à Assembleia Municipal de Alcobaça de 30 de junho. Não concordando com a proposta desta localização, o deputado municipal José António Correia, eleito pelo Cidadãos Por Alcobaça Movimento Independente, desafiou o presidente da Assembleia Municipal, a convocar uma assembleia extraordinária para discussão do assunto por forma a permitir àquele órgão “uma tomada de posição para enviar à Assembleia da República, deputados, Governo e partidos políticos”.
Saiba mais na edição impressa e digital de 7 de julho de 2022.