As instalações da Physioclem, em Alcobaça, receberam o primeiro curso realizado em Portugal sobre “Critérios de Diagnóstico de Disfunções Temporomandibulares” (DC/TMD). A formação teórica e prática, ministrada pelo médico dentista André Mariz de Almeida, decorreu nos dias 18 e 19 de junho e juntou fisioterapeutas e médico dentistas.
“Este foi o primeiro curso realizado em Portugal sobre critérios de diagnóstico aceites internacionalmente para classificar as disfunções temporomandibulares”, explica o fisioterapeuta Marco Clemente, adiantando que “a utilização deste tipo de critérios permite uniformizar a avaliação e com isso contribuir para uma melhor comunicação/discussão entre profissionais de saúde, resultando em melhores cuidados para os pacientes”.
O DC/TMD é um protocolo de avaliação suportado por evidências científicas, mas com uma forte componente clínica e prática. É utilizado na avaliação clínica, facilitando as comunicações durante a consulta e entre profissionais, permitindo uma correta abordagem multidisciplinar.
O curso teórico e prático contou com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.