Opinião

Banner_AfonsoLuis

Presentes de Natal

No Natal trocam-se presentes. Para o crente, o maior presente será a vinda de Jesus a este mundo. Esse é um presente sublime e tem o perfume da eternidade.
Neste Natal, entre os presentes que recebi, contei três livros, todos de interesse invulgar. Dois deles, e ambos com dedicatória dos autores, enquadram bem na época que vivemos: “FRANCISCO de Roma a Jerusalém”, de Henrique Cymerman e Jorge -Reis-Sá, e “O FUTURO DA IGREJA”, de Fernando Calado Rodrigues, o padre Calado, de Trás-os-Montes. É sobre este livro, de enorme importância para quem se interessa pelos problemas que afligem a Igreja Católica, que gostaria de transmitir ao leitor algumas ideias. O prefácio é do Bispo de Leiria-Fátima e termina assim: “Um livro estimulante que vale a pena ler.”
Na introdução, o autor começa por escrever: “A Igreja vive hoje uma nova primavera com o advento do Papa Francisco, semelhante àquela introduzida pelo Segundo Concílio do Vaticano há mais de meio século… e respira um renovado vigor.” O livro aborda questões como as crises, económica, de valores e de fé, a Igreja solidária, o poder político e o Estado Social, os ventos de mudança e os problemas da Igreja, bem como as questões ainda em aberto, a família, a sexualidade, o sacerdócio do futuro, o diálogo inter-religioso, a razoabilidade da fé.
Trata-se de uma obra que recomendo aos leitores, pois, como salienta D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda, “O padre Calado investiga a realidade dos sinais de Esperança, propondo algumas respostas às eternas perguntas acerca do presente e do futuro da relação Igreja e mundo.”

Comentários (1)

  • jose pedro xavier - 9 de Janeiro de 2015, 15:48

    sempre li li este Jornal há anos atraz com muito agrado

Outras notícias em Opinião

  • O Inferno, o Céu e a oração do rico

    O mês de novembro é dedicado aos mistérios do encontro ou desencontro com Deus. Pode ser um encontro feliz, inesgotável e exultante, ou pode ser…

  • Princípio da participação

    Cada um de nós faz parte de uma família; e, em maior ou menor grau, faz parte de uma ou mais associações, outras instituições, empresas,…

  • O valor do Património Cultural

    “Se destruís o passado, destruís a alma. Ficais sem raízes para corrigir o futuro. Os homens foram notáveis pelo que fizeram de notável”. Palavras colocadas…

  • Princípio da subsidiariedade

    O princípio da subsidiariedade baseia-se na dignidade e autonomia de cada pessoa e família, defendendo que as diferentes organizações privadas, com ou sem fins lucrativos,…

  • Destino Universal dos Bens 2166

    Este é o terceiro princípio fundamental da doutrina social da Igreja (DSI), depois da igual dignidade humana e do bem comum abordados em artigos anteriores…

  • A festa da alegria

    Nestas últimas semanas, a Igreja lançou, em todo o mundo, um projecto renovado de evangelização. Este mês de outubro foi declarado um Mês Missionário Extraordinário,…

  • Rasoamanarivo

    A 7 de setembro, durante a viagem a Moçambique, Madagáscar e República da Maurícia, o Papa fez questão de visitar o túmulo de Victoire Rasoamanarivo,…

  • Francisco e Bento XVI publicam um livro em parceria

    Os autores são Papa Francisco e Bento XVI, o título é “Não façam mal a nenhum destes pequeninos. A voz de Pedro contra a pedofilia”.…

  • Princípio do «Bem comum»

    A seguir à dignidade humana, o segundo princípio fundamental da doutrina social da Igreja (DSI) respeita ao bem comum, isto é: o conjunto de bens…

  • Perfume de poesia na Igreja Católica

    No próximo dia 5 de outubro, a Igreja passará a contar com mais 13 novos cardeais. Um deles é o português José Tolentino Mendonça, um…