A 10 de abril, vai decorrer a IX Gala d’O ALCOA, em que irão ser distinguidas pessoas e instituições que se destacaram em 2021, nas categorias de: Ação Social, Associativismo, Cidadania, Comunicação Social, Cultura, Desporto, Economia, Educação, Empreendedorismo, Gastronomia com História, Indústria, Música e Saúde. Uma escolha feita por um júri independente, este ano composto por António da Luz Rebelo, diácono da Benedita; Maria João Lameiras, empresária de turismo e gerente do Chalet Fonte Nova; e José Jordão, antigo administrador da Sociedade de Porcelanas de Alcobaça (SPAL) e sócio-gerente da Elias & Paiva, e ex-presidente da Câmara Municipal da Nazaré e da Assembleia Municipal da Nazaré.
No evento, a realizar da tarde de 10 de abril, está prevista uma intervenção sobre património, bem como vários momentos artísticos. O palco escolhido para a entrega dos prémios é o Teatro Chaby Pinheiro, da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, visto que a Câmara de Alcobaça não tem disponível o Cineteatro de Alcobaça .
Datado de 1907 e situado perto do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, o Teatro Chaby Pinheiro é um teatro romântico tipo italiano, do início do século XX. Projetado por Ernesto Korrodi, o arquiteto pretendeu transportar para este local um sistema de palco e plateia semelhante ao do La Scala, em Milão. As vantagens da planta em forma de ferradura de cavalo eram enormes ao nível da acústica, com o som a difundir-se com clareza, inundando a sala.
Saiba mais na edição impressa e digital de 31 de março de 2022.