A pseudogestação ou gravidez psicológica é um comportamento frequentemente manifestado por cadelas e gatas. Este comportamento surge por norma 6 a 8 semanas após o fim do cio, em fêmeas que não tenham ficado gestantes e pode repetir-se por várias ocasiões (sempre após o cio).
Na natureza este comportamento é importante, pois as fêmeas em pseudogestação ajudam a cuidar das crias da matilha quando estas são rejeitadas pelas progenitoras.
Em cadelas e gatas, em pseudogestação observam-se sinais, físicos e comportamentais, tal como se tratasse de uma gestação real. As fêmeas fazem ninho em local calmo, demonstram nervosismo/agitação no momento que julgam ser o do parto, ficam mais dependentes dos tutores, agem com agressividade para proteção do ninho, adotam brinquedos/objetos cuidando deles como se fossem as suas crias e produzem leite.
Consequentemente, as fêmeas podem desenvolver problemas nas glândulas mamárias visto que ocorre produção de leite que como não é extraído, causando dor, desconforto e inflamação local.
A resolução definitiva deste problema passa pela esterilização.
Caso a sua cadela ou gata esteja a manifestar comportamentos compatíveis com os de uma pseudogestação, aconselhe-se com o médico veterinário assistente.