Atual

PSP realiza atividades no âmbito do Dia Mundial das Pessoas com Deficiência

No próximo dia 3 de dezembro pelas 11h00, no âmbito do Programa Especial SIGNIFICATIVO AZUL, serão celebrados, em todos os distritos de Portugal mais de 160 Protocolos Locais, entre todos os Comandos da PSP e as instituições que localmente trabalham na área da deficiência e reabilitação.

A 3 de dezembro assinala-se igualmente o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência sancionado pelas Nações Unidas desde 1998, efeméride que a PSP materializa com esta assinatura nacional e que contribuirá para a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas com deficiência.

Estes eventos são o culminar de ações de formação que abrangeram cerca de 600 profissionais da PSP e das diferentes instituições que operam nesta área, e prepararão a segunda fase, que permitirá:

  • Realização de Ações de Sensibilização pela PSP aos profissionais das instituições, às pessoas com deficiência e aos familiares das pessoas com deficiência;
  • Incrementar Ações de formação operadas pela PSP aos profissionais das instituições e reuniões informais para troca de informação; e
  • Visitas e ações de formação pelos profissionais e clientes das instituições (que assinarão este protocolo local) aos Polícias.

Esta iniciativa decorre do protocolo nacional assinado no dia 6 de setembro de 2013, que juntou a Polícia de Segurança Pública, a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, (FENACERCI), o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR) e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS).

O Programa Especial SIGNIFICATIVO AZUL visa contribuir para a segurança de pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência. Nesse sentido, assinarão o Protocolo Local neste Comando Distrital de Leiria as seguintes entidades: Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Leiria (APPDA), Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC), Organização de Apoio Solidariedade para a Integração Social (OASIS), Cooperativa de Ensino e Reabilitação Cidadãos Inadaptados de Leiria (CERCILEI), Os Malmequeres, Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor (CEERDL), Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas da Nazaré (CERCINA), Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Pombal (CERCIPOM), Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Marinha Grande (APPACDM), Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Peniche (CERCIP) e Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (CEERIA).

Outras notícias em Atual