Região. Empresas apostam em práticas sustentáveis

Neuza Santos
Jornalista Estagiária

A Cooperfrutas, o Grupo SOCEM – Global Mold Network Solutions e a MD Group são empresas da região, com um objetivo em comum: a diminuição da pegada ecológica.

No verão, a Cooperfrutas (Cooperativa de Produtos de Fruta e Produtos Hortícolas de Alcobaça) vai instalar a segunda unidade de produção de energia com 562 painéis solares. Há cerca de oito anos, a cooperativa instalou a sua primeira unidade, com 1.040 painéis, pelo grande consumo de energia. Assim, “atendendo aos processos de conservação da fruta, queremos reduzir a dependência e pegada energéticas”, garante João Pereira da Silva, do departamento de gestão e desenvolvimento, a’O ALCOA. Até agora, a energia solar cobre cerca de 15% das necessidades. Posteriormente, com a colocação dos novos painéis, o consumo está assegurado de 20% a 25% pela energia fotovoltaica.

Desde 2021, o Grupo SOCEM – Global Mold Network Solutions, sediado na Martingança, consome apenas energia verde, devido à sua “preocupação com o propósito ambiental e em reduzir a pegada ecológica”, destaca Ana Laranjeira, do departamento do Marketing do grupo, no setor de produção de moldes. Todavia, apenas “35% da energia provém dos 1.746,5 metros quadrados de painéis fotovoltaicos nas fábricas do Campus da Martingança”, sendo que “a restante é proveniente de um contrato energético”, explica a responsável. Assim, anualmente, o grupo evita a emissão de 1.592 toneladas de dióxido de carbono.

A MD Group, empresa de moldes do Valado dos Frades, também funciona com energia amiga do ambiente. A opção surgiu da “necessidade de um plano de sustentabilidade interno”, assume Beatriz Rodrigues, do departamento de Marketing. Apesar de só ser utilizada “20% de energia renovável, 80% da energia adquirida é proveniente de fontes verdes”, mas, como adianta, “pretende-se passar a 100% até ao final do ano”. A empresa de moldes tem 1.414 painéis solares.

Saiba mais na edição impressa e digital de 12 de maio de 2022.

Neuza Santos
Jornalista Estagiária

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found