Tornar um Natal mais feliz a quem passa esta quadra sozinho ou com dificuldades faz parte da missão da Loja Social da Junta de Freguesia da Nazaré e da Cáritas Paroquial de Alcobaça. Instituições que, a 20 e 21 de dezembro, entregaram cabazes de Natal, recheados de solidariedade.
Conhecida pelo mar das ondas gigantes, em terra e pela solidariedade, a Nazaré também se destaca. Pelo quarto ano, a Loja Social da junta de freguesia torna mais especial o Natal de alguns nazarenos. “Auxiliamos cerca de 330 pessoas com alimentos e 50 crianças com brinquedos; os cabazes são entregues na junta, mas também porta a porta”, disse a‘O ALCOA João Formiga, presidente de Junta de Freguesia da Nazaré, durante a entrega dos alimentos no dia 20 de dezembro, acrescentando que “há muita pobreza envergonhada, mas muita gente boa e humana sempre pronta a dar de si”.
“Os cabazes contêm bens essenciais, mas também azeite, bacalhau e alguns brinquedos para os mais pequenos”, explica Rebeca Figueiredo, coordenadora da Loja Social, sublinhando a generosidade de quem dá e a gratidão de quem recebe, “muitas vezes na expressão de um sorriso ou no cair de uma lágrima”. É o caso de Florbela, que não quer ser identificada, mas que entre conversas vai deixando escapar: “passo o Natal sozinha; tenho uma filha na Inglaterra e um filho aqui ao lado que não quer saber de mim”. Esta nazarena de 64 anos é o rosto de muitos, com vencimento abaixo dos 300 euros, a que subtrai as despesas da renda, da luz, água. Sobrando pouco, este apoio é muito precioso. “Um contributo essencial” é o que sente também Ana Antunes, de 34 anos. Esta mãe de 4 filhos – o Nelson de 15, o Micael de 8, a Alicia de 6 e a Áurea de 10 meses – vem também buscar o seu cabaz à junta de freguesia. Com uma casa cheia e um só a trabalhar, esta ajuda é muito importante.
(Saiba mais na edição em papel e digital de 29 de dezembro de 2017)