Ronronar

Ana Catarina Duarte
Enfermeira veterinária

Os gatos começam a ronronar a partir do 2.º dia de vida enquanto se alimentam na progenitora.

Existem vários motivos para um gato ronronar. Fazem-no quando se sentem bem e estão confortáveis ou como forma de comunicação com outros animais (quando reconhecem um amigo ou querem brincar) e com os tutores (pedir mimo, atenção ou comida).

O ronronar tem um efeito calmante sobre os gatos, sendo uma forma de tentarem relaxar quando se sentem ameaçados, com fome ou dores (as gatas ronronam durante o parto para controlarem a dor). É frequente os gatos ronronarem nas idas ao veterinário ou após um susto com o objetivo de minimizar o stress ou quando estão feridos e até antes de morrer.

O ronronar faz com que todo o corpo do gato vibre e essas vibrações têm efeitos benéficos sobre ossos e músculos, acelerando o processo de cicatrização.

Independentemente da situação, quando um gato ronrona o objetivo é sempre relaxar. Durante o ronronar há libertação de serotonina que influencia o sistema nervoso, ajudando a regular as emoções, o humor, a perceção de dor e os ciclos do sono.

O ronronar dos gatos tem também um efeito benéfico nos humanos, pois estimula a libertação da serotonina fazendo o nosso corpo relaxar e fazendo-nos sentir mais felizes. O ronronar faz ainda com que haja uma diminuição da pressão arterial, do stress e do risco de problemas cardíacos, minimiza perturbações do sono e alivia enxaquecas.

Ana Catarina Duarte
Enfermeira veterinária

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found