Seca. Análise às perdas de água em Alcobaça e Nazaré

O relatório anual da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos indica que o concelho de Alcobaça regista uma percentagem de água não faturada inferior a 20%, o que coloca o município no patamar de boa qualidade de serviço, e que o concelho da Nazaré apresenta uma percentagem de água não faturada superior a 30%, o que corresponde a insatisfatória qualidade de serviço. Esta entidade reguladora revela que grande parte das entidades gestoras de água nos municípios nacionais apresentam taxas muito elevadas de água não faturada, originadas sobretudo por desperdícios avultados de água.

“Investimento deficiente na rede ao longo das últimas décadas, furtos de água da rede e de água de marcos de incêndio por cidadãos”, são as três principais razões apontadas por Orlando Rodrigues, vereador do Ambiente da Câmara Municipal da Nazaré, para o relatório anual da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), publicado em agosto de 2022, colocar a Nazaré como um dos municípios onde existe uma taxa muito elevada de água não faturada.

O vereador explica que “em Valado dos Frades e Famalicão, a rede detém mais de 40 anos, assim como em algumas áreas da freguesia da Nazaré”. Em relação a furtos de água da rede, “apesar de terem sido cada vez mais identificados e regularizados”, estes ainda “existem e só poderão ser solucionados ou atenuados com um sistema de telegestão que está a ser estudado para implementação no próximo ano”.

Saiba mais na edição impressa e digital de 20 de outubro de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found