Tradição. “O pão nosso de cada dia” à porta de casa ao nascer do dia

Catarina Reis
Jornalista

Quem disse que a tradição venda de pão porta a porta é coisa do passado? Na região, há quem se levante ainda o sol não nasceu para levar pão fresco ao domicílio. O ALCOA dá-lhe a conhecer dois exemplos que fazem desta atividade “o pão nosso de cada dia”.

De carroça, bicicleta, motorizada e mais recentemente com automóveis elétricos amigos do ambiente, assim se faz diariamente a entrega de pão ao domicílio da Padaria Coelho, de Valado dos Frades. Uma tradição que acompanha a inovação.

Foi em 1860 que a Padaria Coelho se estreou nesta atividade, primeiro na Cela e pelas mãos de José «Padeiro». “Nessa altura, as entregas ou eram feitas a pé, ou de carroça”, conta a’O ALCOA o trineto do fundador, Rui Baltazar. “O negócio começou com o nosso tetravô, seguindo-se o nosso avô Joaquim Matias e depois o nosso pai Baltazar, sendo agora uma firma em que os seis filhos têm quotas iguais”, explica. Passando de geração em geração, o ofício da família dispõe atualmente de dois veículos para as entregas em Valado dos Frades, Nazaré, Bárrio, Cela, Vestiaria e Alcobaça. “Começamos às cinco da manhã”. O padeiro adianta que a ideia é entregar o pão antes das pessoas irem trabalhar, “para começarem bem o dia, logo pela manhã”. E podem principiá-lo com uma variedade de pão, já que a oferta integra: bolas, rótulas, pão de centeio, com sementes, integral, broa, etc. “Tudo o que nos pedirem”. O responsável, de 70 anos, destaca o principal ingrediente: “o respeito pelos clientes e por nós”, combinado com a vontade, que tem passado de geração em geração, “de fazer bem-feito”. Nesta equação, entram ainda as matérias-primas de qualidade, “essenciais para o processo”, destacando “a farinha e a lenha”.

Saiba mais na edição impressa e digital de 2 de dezembro de 2022.

Catarina Reis
Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found