Atual

V Gala d’O ALCOA reúne artes e ginástica acrobática

gala_site

No domingo 10 de abril, o «céu» do Cineteatro de Alcobaça vai iluminar-se com as estrelas da V Gala d’O ALCOA.
“É não só um momento importante de comemoração e confra-ternização entre os seus leitores e assinantes, mas também uma oportunidade de valorizar e não deixar cair no esquecimento aqueles que durante o último ano tanto prestígio trouxeram ao nosso concelho”, refere o Padre Ricardo Cristóvão, coordenador geral d’ O ALCOA e pároco de Alcobaça e da Vestiaria. Com a data da realização, acrescenta, “queremos recordar que a fundação de Alcobaça, ocorrida a 8 de abril de 1153, por carta de D. Afonso Henriques, continua hoje atuante na excelência dos seus habitantes e instituições”. Ginástica acrobática do Instituto Educativo do Juncal (IEJ), Tuna Académica da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Coros de São Bernardo e de Santa Maria da paróquia de Alcobaça e novas rábulas de Afonsinho & Bernardino são alguns dos atrativos deste «convívio» artistíco anual que tem como ponto alto a atribuição dos galardões Alcoas de Ouro aos que se destacaram em 2015. Desta vez, nas categorias das Artes, Desporto, Empreen-dedorismo, Cultura, Ação Social, Educação, Cidadania e Música. A escolha dos galardoados coube a um júri independente: Basílio Martins, advogado e antigo diretor do jornal Voz de Alcobaça; Edite Barreiro, psicóloga e técnica da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e residente na Castanheira; e José António Luís, músico da Sociedade Filarmónica Turquelense.
“Só posso sentir-me grata por mais uma vez ser convidada para apresentar a gala; as grandes causas são sempre as que mais me mobilizam e este jornal, pelo seu passado e presente em defesa da nossa região, só podia ter o meu apoio”, declara Sara Lourenço, que volta a apresentar o espetáculo juntamente com o fadista Emanuel Moura.
Estreantes na festa são os ginastas do Instituto Educativo do Juncal, detentores de vários títulos regionais e nacionais no Desporto Escolar. “É um orgulho poder participar”, descreve o professor Sérgio Maurício, lembrando que “a Escola de Ginástica do IEJ é a expressão máxima de dedicação, desportivismo e união”.
Raúl Mósca, que colabora na direção técnica do espetáculo, sublinha a sua importância na divulgação dos novos talentos e dos valores da região, rematando: “é gratificante participar; desejamos que seja um sucesso”.

Outras notícias em Atual