Visitar o Mosteiro de Alcobaça ao som de música monástica

Tatiana Henriques
Mestranda em Turismo

Os indivíduos relacionam-se com o mundo por intermédio dos sentidos. Os estímulos baseados na componente visual, olfativa, tátil, auditiva e gustativa (dimensão sensorial) são fulcrais para o consumo significativo de experiências apelativas.
Os estados sensoriais são influenciados pelos ambientes em que a experiência turística decorre. Visto a música ser um elemento da paisagem sonora e a audição um dos sentidos mais importantes no que respeita às impressões sensoriais da experiência turística em sítios patrimoniais, na minha pesquisa de mestrado investiguei os efeitos da presença de música monástica na experiência sensorial dos visitantes.
Para tal, procedi a experimentação em contexto real no Mosteiro de Alcobaça. A recolha de dados foi por inquérito por questionário, inquirindo visitantes em períodos com música de fundo na igreja e outros em períodos sem música. Muito agradeço à Paróquia de Alcobaça, na pessoa do Sr. Padre Ricardo, que em tudo apoiou a introdução de música monástica (utilização de sistema de som da igreja, álbuns de canto gregoriano e meu acesso a estes equipamentos).
O objetivo foi recriar a paisagem sonora que caracterizou durante séculos a igreja onde os monges rezavam o ofício divino.
O primeiro impacto testado foi sobre a experiência sensorial: a presença de música monástica enriquece a experiência de visita a nível de sentidos? Este estudo experimental que realizei testou, segundo nos indica a revisão de literatura existente, pela primeira vez os efeitos da presença de música sobre a dimensão sensorial da experiência turística em sítios patrimoniais. E, com efeito, os inquiridos que visitaram a igreja do Mosteiro de Alcobaça com música responderam às questões referentes às perceções sensoriais com uma média superior e estatisticamente significativa em comparação com os que visitaram a igreja sem a referida música monástica de fundo. Este foi mesmo o maior impacto da presença de música encontrado neste estudo.

Tatiana Henriques
Mestranda em Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found