Cultura

1º Livro de teatro de Robertos nasceu em Alcobaça

livrosamarionetassite

Tem como título TEATRO DOM ROBERTO – o teatro tradicional português de marionetas – O Saloio de Alcobaça e os novos Palheta.

É uma edição bilingue do Museu da Marioneta de Lisboa, em cuja loja pode ser adquirido. Alcobaça terá também oportunidade de acolher um 2.º lançamento no âmbito da 16.ª edição do Festival de Marionetas da Cidade, que acontece todos os anos desde 1998 no mês de outubro, de 11 a 13 neste ano.

Tem como autor José Manuel Valbom Gil, o fundador das S.A. Marionetas em Alcobaça no ano de 1997.

A apresentação/1.º lançamento ocorreu no dia 12 de Setembro no Páteo do Convento das Bernardas e foi seguida de uma brilhante estreia em Lisboa – O Saloio de Alcobaça. Cresce assim o repertorio da tradição portuguesa de robertos com a recriação de uma peça ‘perdida/ achada’ por José Gil, que além de autor/ator fez investigação académica. O trabalho publicado parte de uma tese de Mestrado defendida na Universidade de Évora. Perante uma assembleia de eruditos apaixonados pela arte, curiosos e de crianças, se aplaudiu a recuperação e preservação do nosso património cultural numa tarde quente soalheira naquele claustro histórico, agora pertença da CM de Lisboa, onde se alberga, não só de Portugal mas de todo o mundo, o universo mágico dos bonecos, sempre irrequietos andando de terra em terra. Como antigamente e atualmente…

As S.A. Marionetas neste Verão estiveram na Coreia do Sul, na Indonésia, vão a França e em Outubro para o Irão. Fizeram as praias de São Martinho, atuaram em Santa Maria da Feira e Guimarães. Receberam prémios e menções honrosas no estrangeiro. São uma enorme referência cultural e artística mundial e também para nós habitantes do Concelho de Alcobaça.

É de justiça e uma grande honra acarinhá-los o mais possível na sua terra, nossa terra! Merecem todo o nosso apoio.

Outras notícias em Cultura