Atividades de Natal na região para todos os gostos

A iluminação de Natal nas ruas de Alcobaça será colocada em breve”, disse a’O ALCOA a vereadora da Cultura de Alcobaça, Inês Silva, sem especificar a data. Recorde-se que, em 2018, a iluminação natalícia foi colocada a meio de novembro, por ocasião da realização da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, mas este ano, quase no início de dezembro, ainda não há luminárias alusivas à quadra.
Sem perder o brilho, a animação de Natal vai chegar a Alcobaça. No dia 1 de dezembro, pelas 15h00, o Pai Natal chegará à rua Dr. Brilhante, no passeio pedonal, junto à ponte do rio Alcoa, onde lhe será entregue a chave da cidade, para se manter por cá até 24 de dezembro. “Momentos de Natal”, um evento de animação natalícia, da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, entre os dias 1 e 24 de dezembro como forma de marcar “Momentos de Natal”. Numa organização da UFAV, em parceria com a Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça e da Região de Leiria (ACSIA) e das escolas, IPSS, associações culturais e desportivas da freguesia, vem recheado com atividades de rua, todos os dias. O destaque vai para o Pai Natal solidário, que irá recolher cartas de crianças, pedindo-lhes em troca brinquedos com que já não brincam para dar a outras crianças ou a instituições que precisem. O Natal também vai subir à Vestiaria pela mão do projeto da UFAV, Xplorar, que junta todas as instituições da aldeia. A primeira atividade é a tradicional ida ao musgo para posterior elaboração do presépio da Vestiaria. As crianças da escola básica da Vestiaria, em colaboração com o Solar de Cister, o Centro Paroquial de Nossa Senhora da Ajuda, a Sociedade Filarmónica Vestiariense “Monsenhor José Cacella” e a associação de pais, vão, também, decorar a árvore de Natal que será colocada no centro da Vestiaria. Os mais novos vão, ainda, receber a visita surpresa do Pai Natal e da Mãe Natal na Escola Básica da Vestiaria.

 

Na Benedita, é já no próximo sábado, dia 30, que o espírito natalício chega à vila. Pelas 18h00, acender-se-á a iluminação de Natal na freguesia. Na ocasião, haverá atuações da Banda Filarmónica de Turquel e da Banda Glee, do Externato Cooperativo da Benedita, na Praça Damasceno Campos. Todas as decorações, com materiais reciclados, à semelhança do ano passado, estão a cargo das escolas e instituições locais. Até dia 22 de dezembro, todos os fins de semana, haverá diversas atividades na Praça Damasceno Campos: casa do Pai Natal, personagens natalícias, um carrossel, pipocas e castanhas, a par da venda de sopa, bifanas, filhós e café d’avó, com as receitas a reverter para a Benedita Solidária.

75456918_2506731809395979_4764339730336710656_o

Um Natal para sair à rua é a proposta da freguesia da Maiorga, que se «veste» de aldeia de Natal, nos dias 7, 8, 14 e 15 de dezembro, oferecendo concertos, animação e barraquinhas com venda de artesanato e comércio da freguesia.

74209209_199222781118871_3270360396082446336_o

Em São Martinho do Porto, o Natal faz-se como habitualmente com uma árvore gigante na baía. A maior árvore flutuante da Europa estará a iluminar a vila a partir do dia 14 de dezembro, com inauguração às 22h30, um evento acompanhado de música e fogo de artifício.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found