De 9 a 13 de outubro, Alcobaça vai voltar a ser medieval. A cidade foi escolhida para ser um dos cenários do filme “A Vida de Nuno Álvares Pereira”.
No entanto, não é só Alcobaça que vai ter um papel importante na média-metragem, uma vez que estão a ser ‘recrutados’ figurantes (homens entre os 25 e 60 anos e mulheres entre 40 e 60 anos) para “filmar cenas das cortes, do clero e da nobreza no mosteiro e no castelo”, esclarece a’O ALCOA Rita Simão, responsável da produtora portuguesa KISKIT. E exemplifica que vai ser “recriada uma cena de Lisboa medieval no mosteiro, enquanto no castelo vai ser simulada a tomada de Ceuta por parte do exército português a comando de Nuno Álvares Pereira”. Em simultâneo, Rita Simão avisa que “apesar de ser preferível inscrever-se o mais cedo possível, aceitamos figurantes até ao dia 9”.
Esta média-metragem sobre a vida de Nuno Álvares Pereira foi “encomendada pela Fundação da Batalha de Aljubarrota ao realizador belga Johan Schelfhout”, cujo objetivo é a “renovação dos conteúdos audiovisuais do Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA)”. Por isso, só vai ser possível ver o filme no CIBA, mas ainda não há uma data definida para a estreia.
Saiba mais na edição impressa e digital de 4 de outubro de 2023