Atual

Alerta. Conferência sobre património cisterciense

IMG_2253

“Cuidar do nosso património é cuidar de nós próprios”, disse o Padre Ricardo Cristóvão, pároco de Alcobaça e da Vestiaria, na abertura da conferência: “S.O.S. Património da Região dos Antigos Coutos de Cister”. Uma iniciativa do jornal O ALCOA, que juntou no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola, em Alcobaça, a 26 de outubro, cerca de 50 pessoas, entre especialistas, autarcas, membros de associações culturais e público em geral.
Depois do sacerdote ter destacado a importância de se olhar para e pelo património, Eva Neves, técnica superior do Museu Diocesano de Santarém, começou por apresentar a definição atual e mais abrangente de património, descrevendo as principais ameaças aos recursos patrimoniais móveis e imóveis.

IMG_2265

 

André Remígio falou do seu trabalho de conservação, especificamente do Cristo crucificado do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, cuja intervenção foi custeada pela Paróquia de Alcobaça. O responsável pela intervenção desta imagem em madeira policromada, com cinco metros de altura, desvelou com detalhe a história da imagem e esmiuçou todos os detalhes e desafios do trabalho.

 

(Saiba mais na edição impressa e digital do jornal O ALCOA de 31 de outubro de 2019)

Outras notícias em Atual