Beterraba: múltiplos benefícios

Filipe Oliveira
Nutricionista

A beterraba é um tubérculo que apresenta vários benefícios para o organismo do ser humano. Embora seja odiada por muitas pessoas e considerada comida “para os animais”, não deixa de ser um ótimo alimento e com poder nutricional incrível.
A beterraba pode ser consumida das mais variadas formas, nomeadamente crua, cozida, assada ou em sumo (fruta natural e beterraba). Apresenta 23 calorias por 100 gramas sendo, assim, um alimento com baixa quantidade de calorias. A nível de vitaminas e minerais, é rica em vitamina C, ácido fólico, potássio, magnésio e fósforo.
O alimento em questão é muitas vezes eliminado do prato dos adultos e crianças por «pintar» os restantes alimentos. Porém, a cor da beterraba é devido à presença de betaína, que é responsável por reter água a nível celular. Protege as enzimas que estão no interior das células. A diminuição dos níveis de pressão arterial, o fortalecimento do sistema imunitário, a prevenção de anemia, a proteção do sistema nervoso, a prevenção do envelhecimento precoce, o controlo do colesterol e a prevenção de cancro são alguns dos benefícios associados à beterraba. Em conclusão, tente ter presente a beterraba na sua dieta, uma vez que apresenta múltiplos benefícios e é um alimento pouco calórico. As formas diversas de consumir o alimento poderão ajudar a atenuar o sabor, nomeadamente na elaboração de um sumo nutritivo (fruta natural e beterraba).

Filipe Oliveira
Nutricionista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found