Correr atrás do prejuízo!

Os dados recentes do INE colocam Alcobaça como o 29.º concelho do país, em 308 municípios, onde o desemprego mais cresceu (+52%) e a perder população desde 2012, que levanta problemas sociais complexos. Estamos a viver tempos excepcionais que exigem coragem e capacidade na ação política.

Repito há muito a necessidade de a câmara tratar do que é essencial, mas ando a falar sozinho nas reuniões de câmara sobre esta minha preocupação. É preciso redefinir as prioridades e apostar em obras e investimentos que possam atrair e fixar pessoas. É fundamental investir urgentemente nas áreas de localização empresarial, como a Área Industrial de Benedita. Mas esta determinação não pode ficar circunscrita a este projecto, deve chegar à ampliação da Zona Industrial das Alvas em Pataias, que se encontra num impasse tendo a câmara deixado caducar a desafectação dos terrenos da zona florestal. Mas também a zona industrial nos Calços na Martingança, “paredes-meias” com a Marinha Grande necessita de um apoio ao nível do saneamento, dos arruamentos e iluminação. A zona Industrial do Casal da Areia encontra-se nesta altura com uma taxa elevada de ocupação de lotes. O Município deve pensar antecipadamente numa solução que passe pela sua ampliação sob pena de termos um problema a médio prazo.

Mas não é só o desenvolvimento económico que deve merecer atenção, sou defensor há anos, da construção de uma infra-estrutura no Mercado Municipal para receber os milhares de turistas que anualmente chegam à cidade de Alcobaça. É preciso olhar de frente para esta área e procurar novas oportunidades para fixar turistas e gerar negócios.

Estes são alguns exemplos que a Câmara há muito devia ter dado prioridade, agora é correr atrás do prejuízo dado que somos o concelho que mais perde população em comparação com os concelhos vizinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found