JMJ. Símbolos peregrinos acolhidos na região

Faustino Ângelo
Colaborador d'O ALCOA

Neuza Santos
Jornalista

A Diocese de Leiria-Fátima acolheu os Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude 2023 (JMJ) durante o mês de maio. A cruz peregrina, de 3,8 metros, e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o menino nos braços, estiveram nas Paróquias de Pataias e de Alpedriz, de Aljubarrota, da Cumeira, do Juncal e das Pedreiras, entre outras.
No dia 19 de maio, os símbolos da JMJ percorreram várias instituições de Pataias e Alpedriz, entre as quais se destacam a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pataias e as escolas.
A noite de 24 de maio ficou marcada pela chegada dos símbolos das JMJ à igreja de São Vicente e pela procissão que seguiu para a igreja de Nossa Senhora dos Prazeres. Na manhã seguinte, os símbolos estiveram na Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota. “Foi um evento com grande importância e a instituição não quis deixar de participar”, reflete Elizabete Nogueira, diretora técnica da Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota. “Todos os utentes, quer os seniores, quer as crianças, gostaram muito e identificaram-se com a mensagem transmitida”, sendo que os mais novos cantaram o hino e fizeram um terço. O P. Adelino Guarda, pároco de Aljubarrota, também esteve na misericórdia a explicar o propósito das JMJ. Elizabete Nogueira deseja que a “ida dos símbolos aos vários pontos do país captem a atenção de todos” e que o “evento religioso decorra bem”.
A Cumeira engalanou-se para receber, no dia 25 de maio, os símbolos das JMJ, na sua peregrinação pela Vigararia da Batalha.

Saiba mais na impressão digital e impressa de 1 de junho de 2023

Faustino Ângelo
Colaborador d'O ALCOA

Neuza Santos
Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found