Opinião

Lista-de-compras

Lista de compras: uma tarefa para o seu dia

A população portuguesa, e não só, está a passar por um período extremamente difícil e sensível. A saúde, bem como a saúde, estão em risco. Tendo em conta que a maioria da população terá de passar o tempo em sua casa, de forma a privar-se e resguardar-se, é importante gerir o tempo da melhor forma e controlar o destino do «GPS» que, neste caso, são as prateleiras e o frigorífico da cozinha.
A realização de uma lista de compras, bem como de uma ementa para sua família, serão duas tarefas cruciais para que não haja um consumo excessivo de alimentos e para que haja uma boa gestão, quer financeira quer nutricional.
Como temos de sair de casa o menor número de vezes possível, a organização de uma lista de compras será importante. Deverá, assim, verificar os alimentos que tem em sua casa, bem como a capacidade de armazenamento das arcas de refrigeração e congelação. De seguida, deverá redigir a lista, devendo nela constar alimentos com um prazo de validade mais longo. Os alimentos com menor durabilidade poderão ser adquiridos, desde que em menor quantidade. E deve incluir alimentos com elevada densidade nutricional, em detrimento dos alimentos com elevada densidade calórica.
Será uma ótima altura para fazer pão em sua casa: para isso deverá adquirir farinha integral ou de mistura, bem como o fermento. Maçã, pera, laranja e tangerina serão frutas com uma maior durabilidade. Porém, deve incluir outras frutas, consumindo-as primeiro, para que não haja desperdício alimentar, e assim promover a diversidade. O mesmo acontece também com os legumes, podendo prepará-los devidamente e congelá-los. As leguminosas são um ótimo alimento para ter na sua alimentação, visto serem ricas nutricionalmente.
Seja um agente de saúde pública e reduza as suas saídas de casa!

Outras notícias em Opinião