Opinião

Banner_AfonsoLuis

Mais uma do Papa Francisco

Por altura do Natal, as televisões noticiavam que o Papa, nos votos da quadra aos seus cardeais, teve esta contundente frase: “Fazer reformas em Roma é mais difícil do que polir a esfinge do Egito com uma escova de dentes.” Vi e ouvi Francisco no pequeno écran a pronunciar a frase, e só não fiquei perplexo por duas razões: a primeira, porque o Papa de há muito nos habituou a um estilo verdadeiro e direto, e a segunda por ser evidente a afirmação. É evidente também que Francisco quer promover uma reforma no conservadorismo instalado no Vaticano, mas vai tendo enormes dificuldades em derrubar o luxo escandaloso, a pompa, o fausto, defendido por alguns cardeais, a começar pelo norte-americano Raymond Burke. Este cardeal tornou-se célebre por circular nos recintos pontifícios com um manto de tal forma comprido que necessitava de pajens para o seguir e proteger o manto. Foi afastado de alguns importantes cargos que exercia, designadamente no tribunal superior de Roma e daí a sanha em atacar o Papa Francisco. Renunciando aos luxos e à pompa excessiva, carregando as suas malas, pegando num telefone para falar diretamente às pessoas, o Papa terá escandalizado Raymond Burke e outros da sua estirpe. Da mesma forma que os pensamentos e as afirmações do Papa jesuíta escandalizarão muitos membros da Cúria Romana, tais como: “Quem sou eu para julgar?”;  “A Igreja deve sair ao caminho, encontrar as pessoas”; “Paredes de hospitais já ouviram preces mais honestas do que Igrejas”; “Pessoas que vivem segundos casamentos ou em união de facto podem viver na graça de Deus”; “Uma mãe solteira é uma mulher que teve a coragem de continuar a gravidez. E o que encontra, na Igreja? Uma porta fechada… isto não é zelo, é distância de Deus”. Este Papa, próximo das pessoas, não usa sapatos vermelhos, não aceita uma Igreja impenetrável, apenas acessível a alguns “eleitos”, cita com frequência os Evangelhos, está bem mais próximo dos ensinamentos de Jesus. Embora os seus antigos colaboradores entendam que ele fará poda e limpeza na Cúria vaticana, o certo é que enfrenta uma oposição brutal. Virá aí um novo cisma? Ou um novo concílio esclarecedor?

Outras notícias em Opinião

  • O valor do Património Cultural

    “Se destruís o passado, destruís a alma. Ficais sem raízes para corrigir o futuro. Os homens foram notáveis pelo que fizeram de notável”. Palavras colocadas…

  • Princípio da subsidiariedade

    O princípio da subsidiariedade baseia-se na dignidade e autonomia de cada pessoa e família, defendendo que as diferentes organizações privadas, com ou sem fins lucrativos,…

  • Destino Universal dos Bens 2166

    Este é o terceiro princípio fundamental da doutrina social da Igreja (DSI), depois da igual dignidade humana e do bem comum abordados em artigos anteriores…

  • A festa da alegria

    Nestas últimas semanas, a Igreja lançou, em todo o mundo, um projecto renovado de evangelização. Este mês de outubro foi declarado um Mês Missionário Extraordinário,…

  • Rasoamanarivo

    A 7 de setembro, durante a viagem a Moçambique, Madagáscar e República da Maurícia, o Papa fez questão de visitar o túmulo de Victoire Rasoamanarivo,…

  • Francisco e Bento XVI publicam um livro em parceria

    Os autores são Papa Francisco e Bento XVI, o título é “Não façam mal a nenhum destes pequeninos. A voz de Pedro contra a pedofilia”.…

  • Princípio do «Bem comum»

    A seguir à dignidade humana, o segundo princípio fundamental da doutrina social da Igreja (DSI) respeita ao bem comum, isto é: o conjunto de bens…

  • Perfume de poesia na Igreja Católica

    No próximo dia 5 de outubro, a Igreja passará a contar com mais 13 novos cardeais. Um deles é o português José Tolentino Mendonça, um…

  • Opinião. O elixir da vida eterna

    É mesmo simples: «Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue tem a vida eterna, e Eu ressuscitá-lo-ei no último dia» (Jo 6,…

  • Um caminho por baixo de terra

    Inesperadamente (29 de Junho), o Papa Francisco entregou ao Patriarca Bartolomeu, de Constantinopla, nove fragmentos ósseos de há dois mil anos, provenientes de uma tumba…