Outubro de 2013 marca o início oficial do movimento Alcobaça em Andanças.
“Começou por um mero acaso porque nós éramos dois grupos, uns a caminhar e outros a andar, então juntámo-nos e criámos um único grupo. Publicitámos no Facebook e fomos crescendo mais e mais”, explica Pedro Vinagre, um dos fundadores deste movimento.
O Alcobaça em Andanças reúne todas as quartas-feiras em frente ao Mosteiro de Alcobaça, “mesmo que neve”. E quem dá o toque de partida é o sino, às 21h00, dando início aos sete minutos de aquecimento que precedem o exercício. A partir daí cada um pode escolher que grupo seguir: a caminhada, a caminhada rápida, a iniciação à corrida e a corrida. “Em cada grupo há dois guias e cada percurso cruza-se com os outros, dando possibilidade de trocar se alguém precisar de abrandar o ritmo ou mesmo se quiser andar mais depressa”, descreve Pedro.
Brevemente a completar um ano, já é hábito ver o terreiro do mosteiro com centenas de pessoas. A cor de laranja das camisolas predomina no espaço escolhido por ser o que melhor representa a cidade. “Até conseguimos ter as luzes do mosteiro acesas para estarmos aqui”, contou Ana Inácio, também impulsionadora do movimento.
(Saiba mais na edição em papel de 24 de julho de 2014)