Música no Mosteiro de Alcobaça e atitude de apoio à conservação

Tatiana Henriques
Mestranda em Turismo

Há estudos em sítios patrimoniais que sugerem que as atitudes e experiências positivas dos turistas culturais podem contribuir para a salvaguarda do património, no sentido em que podem sensibilizar para a importância e implementação de processos de conservação.
Assim, a interpretação deve ser desenvolvida de forma a que os turistas entendam o significado real e história dos sítios, em respeito pela sua autenticidade, pelo que a música acaba por ter uma potencial função interpretativa.
Na minha investigação de mestrado, como referi nos artigos anteriores, tomei como caso de estudo o Mosteiro de Alcobaça e utilizei a abordagem experimental: com inquérito a 226 visitantes com música ambiente monástica (canto gregoriano reproduzido através do sistema de som da paróquia) na igreja do monumento versus inquérito a outros 234 visitantes em ambiente habitual sem música. Os visitantes inquiridos reportaram a sua atitude de apoio ao sítio patrimonial, com base numa escala de medida utilizada noutros estudos de turismo cultural, incluindo questões sobre o empenho na proteção do monumento.
Os resultados indicam que a presença de música alusiva à história do sítio patrimonial tem um impacto positivo e estatisticamente significativo sobre a atitude dos visitantes relativa à conservação do sítio patrimonial. Os visitantes inquiridos que estiveram a igreja do Mosteiro de Alcobaça, com canto gregoriano, com música ambiente difundida pelo sistema de som instalado reportaram, em média, uma atitude mais favorável e mais empenhada de conservação do monumento em contraste com os inquiridos que fizeram a visita comum, sem música monástica de fundo. Adicionalmente, o contexto pandémico chamou a atenção dos visitantes nacionais porventura para as atrações nacionais. Entre estes visitantes, verifica-se um maior compromisso com a conservação do monumento. Uma atitude mais favorável à conservação do sítio patrimonial está também associada a um nível mais alto de escolaridade.
Posto isto, a musicalização dos sítios patrimoniais alusiva à sua história contribui para a sua atratividade e conservação.

Tatiana Henriques
Mestranda em Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found