Nutrição para ter um bonito sorriso

Filipe Oliveira
Nutricionista

O sorriso é um espelho de saúde, uma imagem do rosto. Nesse sentido surgem os dentes, que devem ser preservados, não só com a questão da higiene oral, mas também com um cuidado relativo aos alimentos que ingerimos.

Os dentes são elementos cruciais no processo de mastigação. São eles que ajudam a criar o bolo alimentar e a facilitar a ingestão de alimentos de maiores dimensões. Torna-se assim importante, haver um cuidado na sua manutenção.

Para promover uma dentição saudável, é necessário haver uma boa ingestão de cálcio, fósforo e vitamina D, nutrientes presentes em determinados alimentos (exemplo: laticínios, peixe e cereais integrais). Bem como deve haver uma ingestão de vitamina C, zinco e ácido fólico, para que haja uma manutenção da mucosa oral (exemplo: legumes e frutas).

Os alimentos que devemos evitar, devido ao poder de desenvolver ou potenciar o aparecimento de cáries são: os açúcares simples, nomeadamente chocolates, gomas, rebuçados e pastilhas, os doces e, também, os refrigerantes. Por outro lado, os alimentos que previnem o aparecimento e/ ou desenvolvimento de cáries são: fibras alimentares, vegetais, frutas com teor baixo e moderado de açúcar, lacticínios e, também, as oleaginosas.

Tenha cuidado com a sua alimentação, bem como da sua família. Cuide dos seus dentes. Um sorriso bonito terá um impacto positivo na sua vida e na dos que o rodeiam.

Filipe Oliveira
Nutricionista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found