O desterro de S. Bernardo

Corria o ano de 1153. Dia 20 de agosto. Desaparecia uma grande figura da Idade Média: Bernardo de Claraval.
Em Citeaux, próximo da cidade de Dijon, é fundada uma Ordem Religiosa, no ano de 1098, oito anos após o nascimento de S. Bernardo. Rapidamente, apareceram quatro Abadias filhas de Cister (Citeaux). Uma delas, a de Claraval, foi fundada por S. Bernardo, que ingressara na casa mãe em 1112.
Corria o ano de 1152. Começava a construção de um mosteiro em Alcobaça. Em cumprimento de promessa feita em 1147 pela conquista de Santarém aos sarracenos, D. Afonso Henriques funda o mosteiro nas terras entre a serra e o mar. Alcobaça passou a ter um imponente mosteiro, segundo as linhas arquitetónicas concebidas pelo fundador Bernardo. Alcobaça tem, de há muitos anos, o feriado correspondente ao dia da morte do santo, 20 de agosto. Alcobaça não tem, porém, uma estátua desse grande doutor da Igreja, figura importante da História medieval. Vai tê-la, em breve. É caso para perguntar como foi possível terem andado tão distraídos os senhores do poder, central e autárquico, durante todos estes anos.
Mas… a ser verdade o que li, o local onde vai ser implantada a estátua de S. Bernardo é bem distante do mosteiro que é o seu. Quê? Na rotunda junto à ESDICA? Vamos ter o santo desterrado? A gente lê e não acredita. É de pasmar! E foram necessários mais de dois anos para tomar uma decisão destas?
Resta-nos esperar, com confiança, que o município e a junta de Alcobaça venham a ter à frente dos seus destinos, no futuro, gente mais amiga da História, gente mais amiga da Cultura e, já agora, gente mais amiga do turismo da cidade. Nessa altura, a estátua será certamente removida e colocada no lugar que lhe compete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Candidaturas abertas

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

Alcobaça. Biblioteca convida à conversa com…

10 Abr | Sáb | 11:00

online

Encontros em Rede: Reimaginar os Museus a 26

05 Abr | Seg | 15:00

Página de facebook da Rede Cultura 2027