Cultura

Para Provar. Confeitaria A Lenda – Receita de Folar

image3

Logotipo

Confeitaria A Lenda
Benedita

A Confeitaria “A Lenda” é uma pastelaria/padaria de fabrico próprio, situada na Benedita, no concelho de Alcobaça, que tem como seu proprietário Nuno Pina, com 27 anos de experiência no sector.
Aberta desde final de maio de 2019, A Lenda já arrecadou vários prémios e medalhas, pelos produtos que confeciona e inova. Entre eles, estão as suas amêndoas, consideradas “as melhores das melhores”, em Concurso Nacional de Produtos de Confeitaria Tradicional Portuguesa, realizado em fevereiro.
Já no mês de março, foi a vez do seu Folar de Páscoa arrecadar a medalha de bronze, no Concurso Nacional de Folares e Bôlas Tradicionais Portugueses. Produto com uma textura suave e um aroma e sabor muito equilibrados.
Aqui fica a receita premiada.

RECEITA
Folar de Páscoa

INGREDIENTES
Farinha 250 g
Fermento 100 g
Farinha 1 kg
Açúcar 350 g
Manteiga 150 g
Ovos 6
Sal 20 g
Canela 10 g
Erva-doce 15 g
Raspa de 2 limões
Leite q.b.
MODO DE CONFEÇÃO
Amassa-se a primeira farinha com o fermento e com um pouco de água, e faz-se uma massa rija.
Deixa-se descansar, enquanto se fazem as restantes pesagens.
De seguida, juntam-se as pesagens feitas à massa anterior e adiciona-se leite até obter uma massa rija e amassa-se até obter liga.
Deixa-se descansar duas horas.
Cortam-se pedaços de massa, de 200 g aproximadamente, e fazem-se pequenas bolas, deixando 1/4 da massa de parte, para fazer as tiras para decorar.
Colocam-se ovos, previamente cozidos, nas bolas e decoram-se fazendo tiras com a massa que foi deixada de parte. Deixa-se descansar para levedar, durante uma hora mais ou menos (depende da temperatura ambiente), até estar levedo. Pinta-se com ovo e vai ao forno, a 200 graus, durante 30 minutos.

Outras notícias em Cultura