Atual

Porta 47 convida a petiscar com gosto numa antiga taberna

porta 47 atual (6)

Em Valado dos Frades, as portas do número 47 vão abrir, em breve, ao convívio e aos petiscos. Num antigo lugar, que já foi uma taberna e um restaurante, vai nascer uma casa que irá servir pitéus e conversas das 16h00 à meia-noite.
À frente do espaço encontra-se António Moreno, de 47 anos. Segundo descreve, a ideia surgiu da necessidade de encontrar alternativas para um problema de saúde, que o impede de continuar a desenvolver a sua atividade profissional, como comercial, e também da vontade de concretizar o sonho de ter um espaço com estas características.
“Um amigo mostrou-me esta casa, sabendo que eu tinha esta aspiração; analisei o mercado e vi que não havia nada dentro deste segmento específico; a partir daí foi pôr em prática o sonho”. Assim resume o processo António Moreno, com experiência na restauração, tendo trabalhado 12 anos na “Super Bock” e tendo como hobby a organização de eventos gastronómicos (como o Festival de Marisco de São Martinho do Porto, onde durante 6 anos, planeou e organizou o certame) ou os convívios da equipa de Futebol do Concha Azul (clube onde assume a presidência).
Voltando ao «Porta 47» – nome que nasce do casamento entre o número de polícia e o nome de um vinho, o “Porta”, que a casa vai vender –, António Moreno que vai estar ao comando dos tachos, na confeção de petiscos. Estes, refere, “serão caseiros, não congelados, e privilegiando os produtos regionais”. E revela: “vamos ter uma ementa, com iguarias habituais fixas: como empadas de sapateira e de camarão, ovos mexidos com farinheira, queijos variados, bifanas no pão com alho, entre outras tentações, regadas sempre com uma carta de vinhos que abrange todas as regiões, ou pela tradicional cerveja. Sugestões a que se acrescenta, consoante a época do ano, uma seleção de petiscos do dia, que podem ser navalheiras, ameijoas, berbigão, polvo frito, entre outros.
António Moreno deixa o desafio: “é vir experimentar”. Com capacidade para 22 pessoas, e abertura prevista para 10 de junho, este é um lugar para visitar, abancar e petiscar.

Outras notícias em Atual