Recordando. Passagem da rainha Isabel II por Alcobaça

Em Alcobaça, ainda se recorda a visita da rainha Isabel II, agora falecida, que visitou Portugal e por aqui passou com o marido, príncipe Filipe, em 1957.

Francisco Ferreira, que veio a pedalar de “pasteleira” do Juncal para Alcobaça, na altura com 17 anos, recorda a’O ALCOA o momento em que os estudantes de Coimbra se ajoelharam e lhe estenderam as capas na escadaria de acesso ao Mosteiro: “estava relativamente perto e a rainha estava muito sensibilizada”. A monarca foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, à época “Joaquim Carvalho, que lhe estendeu o braço e a levou pelas escadas”.

Francisco Ferreira conta que se dizia que a visita à região “se deveu ao marido”, que, pertencendo à Marinha Real Britânica tinha por isso antes parado “no Sítio da Nazaré e, fascinado pela terra, prometeu que a traria cá”. E assim aconteceu. “Foi um acontecimento muito importante”, em que se fizeram grandes melhorias no Rossio “e também no Castelo de Alcobaça, onde se desenterraram as ameias, tal como o vemos hoje”, finaliza Francisco Ferreira.

Saiba mais na edição impressa e digital de 22 de setembro de 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found