Romaria Moita – Viana do Alentejo. Associação Hípica de Alcobaça na maior romaria do país

Fernando José
Colaborador d'O ALCOA

Cumprindo a tradição vários cavaleiros da região de Alcobaça marcaram presença na Romaria Moita -Viana do Alentejo. A XX edição da maior romaria equestre de Portugal realizou-se entre 23 a 27 de abril, e é segundo muitos presentes a mais vivida de sempre. Maior em termos de participações, maior também nas condições favoráveis, quer falemos do tempo que ajudou bastante, quer falemos das melhorias que tem sido feitas ao longo do tempo, como a extensão a mais um dia.

Um dos maiores eventos equestres do país tem o seu início na vila da Moita. A tradição remonta ao século XIX, na qual os lavradores da Moita se deslocavam com os seus animais até ao Santuário de Nossa Senhora d’Aires, em Viana do Alentejo. O percurso, de cerca de 150 quilómetros, percorria a antiga Canada Real, através de quintas e caminhos de terra batida, com o intuito de benzer os animais, suplicar proteção e pedir boas colheitas no ano inteiro.

No penúltimo dia, muitos dos romeiros oriundos de todo o país e estrangeiros mostraram estandartes e bandeiras das suas origens perante milhares de pessoas presentes na vila alentejana de Viana, onde foi bem visível as bandeiras da Associação Hípica de Alcobaça e do concelho transportadas até ao Santuário de Nossa Senhora de Aires pelos cavaleiros da irmandade de Alcobaça oriundos de várias freguesias do nosso concelho.

Fernando José
Colaborador d'O ALCOA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found